Doha será um grande ‘museu ao ar livre’ para a Copa do Mundo de 2022 no Catar

Há muito se diz que futebol é arte. Mas o Catar está dobrando essa conexão, transformando as ruas de Doha em um museu ao ar livre com 100 peças para a Copa do Mundo da FIFA de 2022.

Cerca de 40 novas peças estarão junto com as 70 obras já existentes como parte do programa de arte pública Qatar Creates. Esta nova adição em Catar trará instalações de Jeff Koons, Ugo Rondinone, Yayoi Kusama, Katharina Fritsch, Shilpa Gupta e Shouq Al-Mana para as ruas de Doha.

+ Museu composto por três círculos flutuantes inaugura na Holanda

+ Confira os museus mais impressionantes do mundo. E tem Brasil na lista!

+ Sem linhas retas ou ângulos retos: maior museu de astronomia do mundo é inaugurado em Xangai

A cidade do Catar se prepara para receber milhares de turistas para a Copa do Mundo de Futebol. Fotos: Divulgação/ Qatar Museums
A cidade do Catar se prepara para receber milhares de turistas para a Copa do Mundo de Futebol. Fotos: Divulgação/ Qatar Museums

O objetivo é transformar a paisagem urbana da cidade em uma “experiência de museu ao ar livre”, repleta de obras dos maiores artistas internacionais do mundo.

Um pouco mais sobre as obras

As obras de arte não serão temáticas de futebol, no entanto. O Dungong de Jeff Koons é uma versão gigante de aço do mamífero marinho nativo do Golfo Pérsico; Shilpa Gupta está instalando uma arte de luz no Estádio 974, enquanto as bolinhas e abóboras efêmeras de Yayoi Kusama provavelmente aparecerão. Mas, a instalação será a tempo de 20 de novembro, quando 1,5 milhão de torcedores devem chegar para o início da Copa do Mundo de 2022 no Catar.

Segundo a Sua Excelência Sheikha Al Mayassa bint Hamad bin Khalifa Al Thani, presidente dos Museus do Qatar: ‘Estas obras variam em tamanho e forma, e abrangem uma ampla gama de assuntos, mas todos promovem nossa missão de tornar a arte mais acessível, envolver nossos públicos, celebrar nossa herança e abraçar as culturas dos outros.

“Mais importante, artistas de todos os cantos do mundo – representando todos os continentes – receberam o convite para expressar sua criatividade artística com nossa própria população diversa. Nosso compromisso de longa data com a arte pública é visível em todo o Catar, e esperamos que essas obras melhorem as experiências dos milhões de visitantes que esperamos receber em Doha este ano.”, finalizou Al Thani.

Fonte: The Spaces

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:

+ Álbum antigo da Copa do Mundo pode valer até R$ 36 mil

+ 100 DIAS PARA A COPA DO MUNDO DO CATAR: o que fazer em Doha além de ir aos jogos?

+ Qatar Airways é eleita a melhor companhia aérea do mundo em 2022

DecorStyle.com.br
Back to top